Catai

Catai é um sistema de animação que se baseia em tecnologias de objetos distribuídos. O software Catai torna possível animar algoritmos codificados na linguagem de programação C++. Uma das principais vantagens do sistema Catai é a facilidade de sua operação, o usuário não tem que lidar com linguagens de programação tradicionais ou primitivas gráficas.

As animações feitas com o sistema Catai se baseiam na noção de estrutura de dados animada. Os sistemas de animação tradicionais normalmente propõem uma abordagem procedural a animação de algoritmos. Uma estrutura de dados animada é uma implementação de estrutura de dados cujo o comportamento é representado utilizando uma janela gráfica Catai. Cada modificação relevante no estado da estrutura de dados animada é imediatamente reportada em sua representação gráfica. As estruturas de dados animadas são implementadas utilizando o paradigma de orientação a objetos. A codificação de estruturas de dados animadas utilizando o paradigma de Orientação a objetos permitem ao código de animação ser encapsulado na implementação de objetos e, portanto, obtendo classes animadas. Uma classe animada pode ser obtida derivando-a de uma classe existente e adicionando a ela as capacidades de animação. As classes de animação obtidas dessa maneira possuem a mesma interface de suas classes ancestrais e podem ser reutilizadas facilmente já que não são vinculadas a algum algoritmo em particular.

O sistema Catai adota uma arquitetura distribuída. Os componentes dessa arquitetura são :

Maiores informações sobre o sistema Catai popdem ser obtidas através do endereço :

http://isis.dia.unisa.it/catai/index.html

A figura abaixo representa uma tela do software Catai para a animação do algoritmo de Kruskal

Figura 1 : Selecionamos o algoritmo de Kruskal do menu "Algorithms"