Zeus

O sistema Zeus, que começou a ser desenvolvido em1988 pelo Systems Research Center (SRC) da Digital Equipment Corporation em Palo Alto, fornece ajuda para assistir (inclusive a cores) e ouvir um programa que está sendo executado em diferentes views. Ele foi desenvolvido para a plataforma Unix e implementado em Modula3.

Além de utilizado nos domínios da geometria computacional, sistemas operacionais, design de hardware, árvores geradoras distribuídas e protocolos de comunicações, o sistema Zeus é o framework conceitual para o FormsEdit, um editor multi-view para a construção de interfaces gráficas com o usuário.

No sistema Zeus, o programador fornece uma descrição das operações fundamentais da aplicação (denominadas de "interesting events"). Quando ocorre um interesting event, cada view atualiza seu display visual e sonoro apropriadamente. O sistema Zeus utiliza a herança de objetos do Modula, e checagem de tipo em tempo de compilação, de forma que o programador pode tirar vantagem dos métodos e classes predefinidas para construir uma animação complicada e eficiente de maneira rápida e fácil.

Quando um usuário chama uma aplicação do sistema Zeus, o painel de controle da figura 1 aparece em uma janela em sua tela. O painel de controle fornece ao usuário facilidades de configuração e de interpretação.

Figura 1: o painel de controle do sistema Zeus

As facilidades de configuração permitem ao usuário selecionar o algoritmo a ser executado, a view a ser aberta, e os dados a serem fornecidos ao algoritmo selecionado. Cada view irá aparecer em sua janela própria, a qual é instalada dentro da janela do gerenciador da estação de trabalho. Os conteúdos da subjanela dados são específicos para cada algoritmo. Outras facilidades de configuração permitem ao usuário escrever um snapshot do estado do sistema para um arquivo (por exemplo, a localização das janelas de visualização) e restaurar o sistema de um snapshot previamente criado.

As facilidades de interpretação permitem iniciar, parar e executar passo a passo um algoritmo. O usuário pode, ainda, controlar a velocidade da animação. O interpretador do sistema Zeus trabalha em termos dos interesting events gerados pelo algoritmo. Por exemplo, o comando do usuário para executar passo a passo uam algoritmo faz com que o sistema Zeus permita ao algoritmo avançar até que o próximo evento seja gerado.

A figura 2 mostra a visualização do algoritmo Selection Sort sendo executado no sistema Zeus.

Figura 2: Animação do algoritmo Selection Sort

Maiores informações sobre o sistema Zeus podem ser encontradas, por exemplo, no endereço: http://www.research.digital.com/SRC/zeus/home.html